BREAKING NEWS
Search

Resenha - Jogador nº 1

Título: Jogador nº 1
Título Original: Ready Player One
Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Ano: 2012
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade.  Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.
Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência. A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca.

______________________________________

Eu não estava com expectativas muito altas quando iniciei a leitura de Jogador n° 1, mas o livro me surpreendeu. E muito! Eu adorei esse novo mundo criado pelo autor, onde a vida das pessoas acontece, basicamente, em uma realidade virtual. Eu fiquei fissurado por todo esse mundo e confesso que fiquei com vontade de jogar no OASIS.

A história se passa no ano de 2044 em um planeta Terra em crise. Com tanta fome, pobreza, desemprego; as pessoas se refugiam no OASIS, um ambiente de realidade virtual. Com todos os avanços da tecnologia, foi possível criar esse ambiente virtual onde as pessoas podem fazer praticamente tudo. Dentro do OASIS as pessoas criam avatares e vão à escola, trabalham, se casam, etc. O jogo foi criado por James Halliday, que escondeu um Easter Egg dentro do OASIS e montou um concurso baseado nisso. Esse concurso foi anunciado após a sua morte e tinha como prêmio toda a fortuna de Halliday. Qualquer avatar do OASIS podia participar do concurso e achar as pistas deixadas por Halliday, só que ninguém obteve sucesso por cinco anos. Halliday era fissurado pela década de 80, e todas as pistas do concurso eram relacionadas com o tema.

O protagonista do livro é Wade, um adolescente de 18 anos que vive em um trailer com sua tia e mais algumas pessoas. Ele vai à escola no OASIS e, por não ser rico, só tem acesso a esse setor do jogo. Mesmo assim , ele se empenha na busca pelo Easter Egg desde o início do concurso. Ele estuda tudo relacionado à década de 80 e também sabe tudo sobre os filmes, séries e jogos de que Halliday gostava.

Eu adorei o fato do livro ser cheio de referências à séries, jogos, filmes. Um prato cheio para quem é nerd. A forma como o autor apresentou o mundo criado por ele também foi ótima. Eu não costumo gostar muito das partes introdutórias dos livros, mas isso não aconteceu com Jogador n º 1. Enquanto lia, eu fiquei super empolgado com esse mundo e queria saber mais e mais sobre ele. A busca pelo Easter Egg foi muito boa também, apesar de eu não ter gostado do rumo que a história estava tomando em certos pontos. O único “ponto negativo” da história seria esse. Bem insignificante, nada que comprometa a leitura. 

Eu procurei não me aprofundar muito em certos aspectos da história pois o livro é cheio de reviravoltas e eu não quero estragar a surpresa para vocês. Leitura mais que recomendada.




nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Resenha - Jogador nº 1