BREAKING NEWS
Search

Review: Homeland - "The Star" (S03E12) - Season Finale


Eu, sinceramente, não queria chamar isso de Season Finale.  Queria desesperadamente chamar isso de Series Finale.
Não me entendam mal, acho que Homeland atingiu o ápice depois de três anos. Mas um final de temporada como esse deveria ser para sempre vangloriado como FINAL. Seria mais respeitoso, com público e com os atores, e terminaria uma série incrível como essa de forma brilhante.

O episódio se inicia com a retirada do Brody do escritório do Akbari.  Mas o roteiro, nesse trecho, peca com sua pressa. Foi a única season finale de apenas uma hora que Homeland teve, e sinto que algumas coisas poderiam ter tido o momento certo para acontecer, menos corridas. Cenas como essa, de fuga, perdem a verossimilidade quando os acontecimentos em si são tratados como fáceis. E isso prejudica.
Mas depois da sequência de ação, se inicia o episódio chocante e verdadeiramente triste de Homeland. Lá, sozinhos, dando inúmeras referências as cenas dos dois na cabana na primeira temporada (Episódio lendário da série, The Weekend), Carrie e Brody conversam. A notícia da gravidez de Carrie é dada como previsível por Brody, o que choca e frustra alguns. O que o episódio mostra em seguida é revoltante. Um segundo após o casal, tão amado, decidir ficar para sempre juntos, a bomba explode.

Brody é levado pela máfia do falecido Ministro, morto pelas mãos do mesmo, e sem ter muito que fazer, recebe a pena de morte. Carrie já começa a chorar a partir daí e vai chorar o episódio Inteiro, enquanto a atuação fenomenal de Claire Danes emociona o público.
O desespero da personagem diante da notícia, se vendo pela primeira vez impossibilitada de mexer seus pauzinhos e fazer algo pelo amado/odiado Brody é sentido pela audiência, e enquanto as cenas de enforcamento vão acontecendo, o público demora a acreditar no que estão vendo.
Os roteiristas corajosos, que já vinham recebendo críticas extremamente negativas a respeito do terceiro ano da série recorde de Emmys, se superaram e mataram o personagem chave, resolvendo esfregar na cara de todos o que já estava estampado: Carrie Mathison é Homeland, e sempre foi. Não Brody.

A última cena do episódio fecha a trilogia investigativa e eletrizante com chave de ouro. Carrie Mathison, em seu último ato de rebeldia contra o sistema ao qual ela é tão dependente, desenhando a estrela pelo falecido e querido Brody, negada pela agência, foi de encher os olhos.  Recompensou a fraca temporada que não agradou boa parte, apesar do roteiro trincado e com a qualidade de sempre.

Como disse, eu realmente queria que isso fosse uma Series Finale. Terminaria Homeland de um modo espetacular. A série se sustentou de uma forma incrível durante três temporadas, e terminou um ciclo de forma chocante e ao mesmo tempo certa. A morte do Brody não foi um erro, o momento do acontecimento foi.  
Não é novidade para ninguém que o personagem era o elo que guiava a história, apesar de Carrie ser a protagonista, e Claire Danes já ter provado, desde o piloto, que é capaz de sustentar o show sozinha. O problema mesmo vai ser a aceitação por parte do público, que não vai vir tão rápido, ou fácil.

Homeland, ao meu ver, sempre foi uma série que não pode durar muito. É daquelas que tem um limite. Daquelas que começam espetaculares, e quando seguem adiante se perdem, por não conseguirem ser melhores do que foram outrora.
O programa sempre teve seus lados dignos: A performance da dupla principal atingindo os limites da atuação televisiva, personagens extremamente bem cuidados, roteiro sem falhas, fotografia estupenda, e direção satisfatória. Nunca decepcionou.
Mas a continuidade preocupa. Se nessa terceira temporada a série já perdeu seu frescor e seu fôlego, com a presença, mesmo que mínima, de Brody, o que será dela daqui para frente, com a ausência máxima do protagonista? Resta o medo dos telespectadores que sempre admiraram o programa.

Apesar dos pesares, não se deve tirar os méritos de um episódio com base em seu conjunto, a temporada.  A season finale foi digna do programa a qual faz parte, e sendo analisada por si só, não há possibilidade de dar menos que a nota máxima.
Que Homeland venha aí, com mais força depois da decaída, e que Claire Danes continue reinando na televisão.



nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Review: Homeland - "The Star" (S03E12) - Season Finale