BREAKING NEWS
Search

Resenha | O Poço da Ascensão (Mistborn: Nascidos da Bruma - Livro 2)

Título: O Poço da Ascensão
Título Original: The Well of Ascension
Autor(a): Brandon Sanderson
Editora: Leya

Ano: 2015
Páginas: 720
Sinopse:  Numa sucessão de golpes de sorte, Elend Venture subiu ao trono de Luthadel, a principal cidade do Império Final. Nos meses que seguiram a queda do Senhor Soberano e a dissolução de seu governo, o novo rei revolucionou as relações entre os skaa – a classe social inferior – e os nobres e atraiu a atenção dos diversos governantes das outras partes do grande império. Dentro das muralhas de Luthadel, o perigo espreita de todos os lados. Assassinos de aluguel alomânticos ameaçam a vida do rei, a desconfiança generalizada faz a população temer pelos rumos da cidade e desejar o retorno do Senhor Soberano, e um inverno inclemente se aproxima. Elend, Vin e o bando de Kelsier tentam a todo o custo manter o controle, mas os piores inimigos ainda estão por vir. Reviravoltas e surpresas marcam este segundo volume da trilogia Mistborn. O destino de todo o Império Final está envolto nas brumas, e apenas uma força sobrenatural será capaz de desvendar os mistérios que assolam seus habitantes.

O texto contém spoilers grandes da trama do primeiro livro. Confira a resenha do primeiro volume e entenda melhor do que se trata a trilogia. 

Mistborn foi uma das melhores surpresas literárias que tive no ano passado e a ansiedade para ler o segundo volume da série estava imensa. Assim que recebi, devorei o livro e posso afirmar que essa já é uma das minhas séries favoritas e que Brandon Sanderson é um dos melhores escritores de fantasia da atualidade.

Após o chocante final do primeiro volume, com a queda do Império Final e a morte de Kelsier, eu não sabia o que esperar deste volume. Ao iniciar a leitura da trilogia, eu imaginava que a luta para derrubar o Senhor Soberano fosse durar boa parte dos três livros. Mas Brandon Sanderson tinha outro plano em mente. Tudo isso foi resolvido já no primeiro volume, deixando o leitor sem a menor ideia do que iria acontecer.

Mesmo que tenha optado por não seguir o caminho “óbvio”, o autor não deixa a narrativa perder o ritmo. E isso é incrível, pois mesmo as partes mais políticas da história, que são extremamente necessárias para o desenrolar da trama, não são chatas e maçantes. Logo de cara o livro te prende e você já não consegue mais largá-lo. Mesmo com um ano de intervalo entre as leituras, não fiquei perdido em relação ao que já havia acontecido. Brandon Sanderson consegue relembrar o leitor já nos primeiros capítulos.

O sistema mágico criado pelo autor é um dos grandes diferenciais da obra, principalmente aqui no segundo volume, onde o leitor já está acostumado e não fica perdido nas explicações. Outro quesito no qual o livro pontua é no de lutas. Brandon Sanderson é genial em descrever os movimentos dos personagens em batalhas, incluindo toda a “dobra” de metais que é realizada. As cenas são de tirar o fôlego e, literalmente, te prendem na leitura.

Nem preciso falar do quão incrível Vin é como protagonista, certo? O desenvolvimento dela foi perfeito e é demais ver o quanto ela cresceu desde o início da história. Nesse volume, sem Kelsier, ela passa por novas provações e continua mostrando o porquê de a gente amá-la tanto.

Obviamente que esses não são livros para serem lidos em um dia. O grande número de páginas exige um pouco mais de tempo. Mas isso não quer dizer que a leitura seja cansativa. A narrativa é super gostosa, divertida e bastante fluida.

Se você ainda não deu uma chance para Mistborn, resolva isso logo. É uma série de fantasia incrível, com personagens ótimos, trama bem bolada e, acima de tudo, muito bem escrita.



nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Resenha | O Poço da Ascensão (Mistborn: Nascidos da Bruma - Livro 2)