BREAKING NEWS
Search

Review | GoT - The Dance of Dragons (S05E09) e Mother's Mercy (Season Finale)

THE DANCE OF DRAGONS (S05E09)

 Sinopse:
Jon Snow retorna para a Muralha. Já Mace visita o Banco de Ferro, ao mesmo tempo em que Arya encontra alguém de seu passado. Dany relutantemente observa uma tradicional celebração.


Talvez eu esteja indo contra a opinião geral ao dizer que esse foi um episódio meio que decepcionante, não foi ruim mas passou longe de ser o que se espera do nono episódio de uma temporada de Game of Thrones. A cena mais esperada não foi tão grandiosa como deveria ter sido, enquanto outras cenas não serviram para absolutamente nada. Talvez dessa vez os produtores tenham resolvido mudar a formula (que estava funcionando muito bem) e tentar surpreender mais e mais, porém o que ocorreu foi que a série atingiu o pico antes demais do seu final. Mas claro, ainda temos o finale para salvar então não preciso me preocupar tanto.

Como o nome do episódio já diz, tivemos a Dança de Dragões, o titulo se refere tanto aos Dragões de Daenerys quanto ao que passa com Stannis e sua família, que pelo que vem sendo discutido nos muitos sites pela internet afora, é um spoiler do que ainda deve acontecer nos livros, coisa que eu não acreditarei até ler isso nos livros. Mas enfim, vamos ao episódio.

Começamos já no Norte, com o acampamento do exército de Stannis sofrendo com um incêndio provocado por Ramsay e seus homens (isso é resquício do episódio passado), deixando Stannis sem chances de continuar marchando para Winterfell ou voltar para Castelo Negro. Isso cria o pano de fundo para o que é uma das piores coisas que eu já vi serem feitas a um personagem, uma das piores descaracterizações da série, mas infelizmente, tudo parece ter sido feito com o aval de George Martin (o que ofende bem mais).

Depois das cenas que Stannis teve durante a temporada, que de certa forma lhe tornaram mais humano ele vai e decide que devia tocar fogo na filha para conseguir chegar a Winterfell. Não é um bom motivo, sequer faz sentido para o personagem, Stannis sempre foi um bom líder militar e mesmo ele estando desesperado nunca esperaria que ele fizesse algo do tipo. A cena e incrivelmente pesada, e até sua esposa não quer continuar com o plano, mas ele permanece firme em sua decisão e escutamos os gritos de Shireen. 

Isso foi uma descaracterização forte do personagem, simplesmente uma saída preguiçosa para o personagem e que empobrece mais uma vez a trama, mas aparentemente isso foi algo planejado pelo autor dos livros o que me deixa ainda mais chateada, única coisa que posso dizer nesse sentido é que Stannis passou por muito mais coisas nos livros do que na série antes de decidir por matar a própria filha (se é que isso vai acontecer mesmo).

Subindo um pouco, vamos a Muralha. Jon volta com seus homens livres para ajudar a defender a Muralha, por alguns segundos paira a possibilidade de que Sor Alliser não abra os portões para eles, mas claro, o cretino abre e podemos ver o quanto a presença dos selvagens não é bem recebida por todos o que só aumenta a animosidade entre Jon e seus Irmãos de Preto.

E o plot de Dorne continua ai, sendo desnecessário e minimamente interessante. A cena só serve para mostrar que Dorne está meio instável assim como o resto do reino, e que mais uma guerra pode começar a qualquer momento. Ninguém se importa e tudo isso é meramente um desperdício de personagens (Pelo menos para Jaime e Bronn). É compreensível o porquê de ter que conhecer Dorne, porém é chato demais.

Para melhorar um pouco o episódio, vamos a Bravos, ver o que Arya está fazendo. Jaqen mandou ela dar fim ao homem magro, porém ela descobre algo novo, Lorde yrell chega para se encontrar com o Banco de Bravos, e com ele vem Meryn Trant, o cavaleiro da guarda real que foi responsável pela morte de Syrio Forel (quem lembra?? Aquele cara de Bravos que ensinou Arya a usar a espada nos primórdios da série), e claro está presente na “oração” que Arya faz todas as noites com o nome das pessoas que ela quer se vingar. Enfim, Arya decide seguir Trant e todos acabam em um bordel, onde ela entra para vender ostras. 

A cena é ótima, vemos o que Trant procura quando vai ao bordel e conseguimos ficar com ainda mais raiva dele, e quando ela entra por um momento achamos que Trant a reconheceu, mas então ele se esquece e nada acontece. Melhor ainda é Lorde Tyrell cantando para o diretor do Banco de Bravos. Quando Arya volta a Casa do Preto e Branco ela acaba por omitir a Jaqen o que aconteceu no bordel e por mais que ele tenha deixado passar, duvido que ele tenha sido enganado por Arya.

E finalmente chegamos a parte principal do episódio, Meereen. O grande dia chegou, e finalmente as arenas de luta são reabertas na cidade, o povo fica feliz, os donos de escravos ficam feliz, porém Daenerys continua chateada com a situação, além de Sor Jorah ainda estar presente na cidade e desafiando as ordens de Daenerys. O dialgo dentro da tenda da Rainha é ótimo, principalmente entre Hizdahr, Daario e Tyrion, além de haver um ataque das Harpias durante as lutas. Mas nada disso importa realmente importa porque DRONGON APARECE PARA TACAR FOGO EM TODOS, não foi explicado o por que dele dar as caras por lá realmente, meio que dá a entender (na série) que ele sente que Daenerys precisa dele ou coisa do tipo; mas, a nível de curiosidade, nos livros ele aparece porque sente o cheio do sangue e o barulho da multidão durante as lutas já que as lutas são é algo bem mais grandioso do que foi no episódio.

Devo dizer que Drogon ficou incrível, gostei bastante. A cena foi o melhor do episódio, ver Daenerys montando no dragão é especial, já que é onde ela deve estar desde o começo. Todos sonhamos com ela chegando em Westeros montada no dragão e se se sentando no trono de Ferro. Dói saber que isso ainda está muito longe de acontecer, se é que vai acontecer.

Mesmo acabando com uma cena incrível o episódio não foi lá dos melhores, na minha opinião. Imagino que os produtores tenham achado que deviam tirar a ênfase do episódio 9 já que estava se tornando repetitivo isso, então ok. Devemos esperar então algo incrível do finale, porque esse sim deve deixar muita gente morrendo de raiva.

MOTHER'S MERCY (S05E10)

Sinopse:
Stannis marcha. Dany fica cercada por estranhos, Arya se vê em duvidas, ao mesmo tempo em que Cersei busca perdão. Para completar, Jon é desafiado.

É chegada a hora de mais um season finale, e já nos sentimos tristes de ter que esperar mais um ano para a próxima temporada, e para alguns de nós é pior ainda pois existe a possibilidade, bem forte, de que nosso querido George Martin não tenha terminado o próximo livro ainda. Isso significa que, a próxima temporada, ou não vai ter absolutamente nada a ver com os livros, ou vai ser uma surra de spoilers para quem lê os livros. 

O episódio foi brilhante, o que o nove teve de sem graça esse teve de foda. Muita coisa aconteceu e nos deixou mais que pilhados para a próxima temporada – daqui a um ano – além de destruir e com nossos corações e nos deixar no chão.

Vamos ao episódio, começando com Stannis nojento e sua guerra perdida. Depois de queimar a própria filha muitos de seus homens decidiram abandoná-lo, e pior ainda sua esposa se mata. Tudo isso é muito compreensível, mas para piorar Melisandre também o abandona, deixando-o sozinho para marchar com o resto de seus homens a WInterfel. E perder bem rápido quando chega lá. Que fim sem graça para um plot sem graça (no livro é bem melhor, desculpa a quem odeia esse tipo de comentário, mas é a realidade), única coisa legal foi Brienne ter sua vingança pela morte de Renly.

Deixando para lá esse fracasso de plot que é o Stannis, focamos em Castelo Negro. Na Muralha, Sam pede a Jon que o deixe ir para Vilavelha para se tornar Meistre e também para tirar Goiva da Muralha. E com ele indo embora Sam perde seu último aliado dentro da Muralha, e cada vez mais a hostilidade contra ele aumenta entre seus irmãos de patrulha.

Em Winterfell, Sansa continua não dando sorte e na sua tentativa de fugir enquanto todos se preparam para a batalha com Stannis conseguindo acender a vela para sinalizar a Brienne e Podrick que precisa de resgate, mas é claro que eles não veem isso e Sansa acaba surpreendida por Myranda e Theon. Essa é uma ótima cena, pois Theon finalmente parece voltar a si o bastante para empurrar Myranda do parapeito e matá-la, e então fugir com Sansa de Winterfell. Eles devem sobreviver a queda do muro, já que é inverno e a camada de neve deve ser mais alta que eles, e isso deve ter amortecido a queda. 

Já em Braavos vemos o que Trant realmente queria fazer com as garotas que comprava no bordel, é incrível ver Arya o matando, uma morte mais que merecida. Porém, ela o matou usando o rosto de outra pessoa, coisa que ela provavelmente não deveria ter feito e isso não deixa Jaqen muito satisfeito cm isso, e no que e uma das melhores cenas da temporada, a reação dela quando Jaqen finge morrer é emocionante, já que ele é a única pessoa que ela ainda confia, que ela ainda considera um amigo. Agora Arya está cega, nada nunca está ruim o bastante para um Stark que não possa piorar extraordinariamente.

Quando achamos que o plot de Dorne finalmente vai ele volta para assombrar, mesmo com Jaime, Bronn, Myrcella e Trystane voltando para Porto Real sabemos que alguma merda vai acontecer. Depois de uma conversa tocante entre Jaime e Myrcella, onde falam claramente sobre seu parentesco e tudo mais. Mas é claro, ela acaba morrendo, envenenada provavelmente e assim Trystane provavelmente vai sofrer por isso em Porto real. Na próxima temporada. Daqui a um ano. Ai que dor.

Em Meereen, as coisas estão meio paradas depois que Daenerys subiu no dragão e foi embora. Agora quem ficou para rás tem o dever de cuidar de Meereen em sua ausência, e claro, ir atrás de Daenerys. O diálogo é bem divertido, e acho absolutamente certo Tyrion ficar governando no lugar de Daenerys, como uma mão de Rei, e isso ele sabe fazer muito bem. Assim, Daario e Sor Jorah vão atrás de Daenerys, enquanto Verme Sangrento, Missandei e Tyrion ficam para trás com o controle de Meereen. Melhor ainda, Varys volta, como se brotando do chão para e juntar a Tyrion e Daenerys, e é sempre bom ver as conversas entre Varys e Tyrion. Isso deve ser interessante. Daqui a um ano. Que dor.

Para Daenerys, perdida no meio do nada as coisas não tão fáceis. Drogon está cansado de voar e ainda um pouco ferido, então ela tem que se virar para achar comida e o caminho de volta. Mas claro, nada é fácil nessa série e ela acaba cercada por uma caravana enorme de Dothraki, que muito provavelmente não estão do lado dela nesse momento já que Drogo já morreu faz anos e ela já não é mais uma khalesi, e provavelmente não há ninguém da antiga tribo. Mas Daenerys é inteligente o bastante para deixar cair seu anel antes de ser capturada, deixando uma pista para Jorah e Daario.

E então temos Cersei ainda sendo “torturada”, ela finalmente decide confessar, mas não a todos os crimes, apenas o de ser vagaba, porém continua jurando que seus filhos também eram filhos de Rei Robert. Com isso, o Alto Pardal lhe dá a penitencia, ela deve se tornar humilde e deixar tudo que tem para trás 9ou coisa assim), e ele a deixa voltar para o castelo, porem não antes de passar por uma expiação, que consiste em ser exposta para toda a cidade, nua. Isso representaria a verdade eu imagino, ela sem qualquer vestimenta ou adorno que escondesse quem ela é realmente, algo do tipo. Então Cersei vai, humilhada recebendo xingamentos pelo caminho, coisas são jogadas e todo tipo de coisa acontece. É uma cena bem forte, ela claramente é humilhada até a alma ali, sentir pena dela é algo normal, mesmo ela sendo uma das personagens mais cretinas de toda a série. Quando finalmente chega ao Castelo, Qyburn a recebe e a leva para tratar de suas feridas, o que é interessante ai é o novo cavaleiro que a carrega, ele é com certeza, o resultado das experiências de Qyburn fez com o corpo do Gregor Clegane, o Montanha, que morreu na temporada passada.

O que faltou ai foi um pouco mais da história de Cersei, algo que mostrasse o que a ornou uma pessoa tão fria, só tivemos aquela cena no começo da temporada onde ela ouvia sua professia da cigana, porém deveríamos ter entendido melhor o que a fez ser tão dura, como ela sempre quis ter nascido homem, como ela odiava Tyrion desde o nascimento, o porquê dela ter se apaixonado por Jaime e agora o odiar. São muitas coisas, por isso sempre recomendo que as pessoas leiam os livros, pois a muito dos personagens que não é contada na série.

E voltando a Muralha para o final espetacular (e sofrido) da temporada, temos Melisandre voltando para a Muralha, depois de fugir do acampamento. E as tentativas de Davos de conseguir mais homens para Stannis já não são mais necessárias. O que eu acho engraçado aqui é como eles parecem se mover tão rápido entre o acampamento e a Muralha, mas ok. Mas enfim, enquanto Jon está sozinho em seus aposentos triste pq ele é Jon Snow, Olly chega para dizer que um dos Selagens sabe onde Benjen Stark (QUEM LEBRAAA), tio perdido ainda nos primeiros episódios da primeira temporada, está. Mas claro, como Jon é um Stark nada é feliz para ele, e então ele é esfaqueado bem no estilo Julius Cesar no meio do senado Romano. Ele é traído por seus companheiros de Muralha e deixado para morrer sangrando no chão. E é isso. Fim. 

Eu me recuso a aceitar a morte de Jon, tanto no livro como na série. Mesmo que tenham saído entrevistas afirmando que sim, Jon morreu e Kit Harrington não estará na próxima temporada, eu não consigo aceitar. Espero que nem vocês! Menos um Stark na lista, que já está bem curta. Muito difícil essa vida de fã de Game of Thrones, muito difícil. Mas ainda me seguro a possibilidade de Melisandre o reviver ou coisa assim. Mas enfim, vamos lamber as feridas psicológicas que a série nos dá até o ano que vem, quando vamos voltar a ser psicologicamente massacrados pela série. Mal posso esperar.


Peço desculpas pelos tantos atrasos nas reviews, mas a vida ainda meio corrida. A temporada foi boa, longe de ser melhor mas com certeza teve alguns episódios que ficam para a história da série, como o oitavo e esse season finale. Com isso digo adeus e até a próxima temporada para vocês que leem minhas reviews.



nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Review | GoT - The Dance of Dragons (S05E09) e Mother's Mercy (Season Finale)