BREAKING NEWS
Search

Review | Hannibal - Aperitivo (S03E04) e Contorno (S03E05)

Aperitivo (S03E04)

Sinopse:

Depois de sobreviver a um tiro desfigurante, Dr. Chilton está focado em reunir apoio para capturar Hannibal, usando Will como isca. Jack implora a Will que ele abandone a idéia de ir atrás de Lecter. Alana procura uma parceria com Mason Verger.


O quarto episódio, que procedeu a terrível notícia de que a série está cancelada e que teve também uma das piores audiências, foi um dos melhores episódios até agora. Mesmo não tendo nenhuma cena de Hannibal, fomos felizes em rever mais personagens, não só Chilton e Alana, mas os Verger também. E podemos aproveitar a maravilha que são as interações entre eles, e ver como Hannibal impactou cada um deles após a última temporada.

De início já temos Chilton, voltando dos mortos (todos sabíamos que ele estava vivo ainda né), com uma bela retrospectiva nos acontecimentos da última temporada que implicaram na cara dele ter sido destruída pela metade. Ao que parece Chilton está analisando Mason, o que poderia torna-lo seu novo psiquiatra, melhor ainda temos um “face off” entre os dois, cada um mostrando o estrago que Hannibal fez, é quase hipnotizante velos com os rostos destruídos (mesmo que Mason tenha saído na pior nesse “face off” já que ele comeu o próprio rosto, no final das contas). Pelo dialogo percebemos que Mason continua o mesmo, apenas com mais raiva de Hannibal que antes e quer vingança. Chilton pressiona Mason, sem qualquer sutileza, e os dois acabam por se separar, e assim Chilton contundia em sua busca por um parceiro para ir caçar Hannibal.

E então, em mais um flashback, somos levados a primeira interação de Will depois que acorda da cirurgia, e como antes achávamos ter sido Abigail descobrimos que na verdade era Chilton. Também vemos que a primeira pessoa que Chilton tentou recrutar para ir arás de Hannibal, e já podemos entender que ele não deve ter aceitado ajuda-lo. Mais esnobado que o Chilton não existe.

Ainda é algo estranho para mim isso de Will estar em cima do muro quanto a Hannibal, eu entendo a ligação forte entre os dois e tudo mais, porém Will seria muito idiota e um tanto manipulável demais para achar que o melhor seria fugir com Hannibal. É algo tão sei lá, tão direcionado aos fãs que torcem por romance entre os dois, imagino que seja uma linha de raciocínio que satisfaça uma parcela dos fãs, mas só consigo sentir que é algo forçado. Mesmo assim, a cena em que Will e Hannibal matam Jack é linda de se ver, e é bem interessante ver o que Will imagina ser sua outra opção. 

Chilton vai falar, então, com Alana, apenas para ser esnobado uma vez mais. Ela está bem amarga depois de tudo que aconteceu, ninguém ficou feliz por ter sido enganado por Hannibal, mas talvez Alana se sinta a mais otária entre todos já que ela teve uma relação romântica, mesmo que, a relação entre Will e Hannibal tenha sido bem mais profunda. A cena em que ela esta andando pela casa de Hannibal e encontra Will na sua loucura, conversando com Abigail é demais, principalmente ela lembrando do que aconteceu lá. A conclusão disso é que ninguém saiu muito bem do acontecido (a não ser Hannibal, que está cheio de glamour na Itália).

O encontro de Margot e Alana é um tanto estranho, mas sendo Margot talvez tenha até sido um encontro suave. Alana é a nova psiquiatra de Mason, por que aparentemente só existem três psiquiatras na cidade. De qualquer forma, é uma conversa bem louca, mas que pouco adiciona, além de mostrar as loucuras do personagem, melhor é ele dizendo “Dr Lecter entrou mais profundo em você que em todos os outros”, haha. Mas claro, ele ainda precisa de alguém que o ajude a caçar Hannibal, e ao que parece ela é a pessoa perfeita para isso.

E então é a vez de nos atualizarmos na vida de Jack, não foi nada fácil para ele se recuperar de tudo, mesmo que tenha sido esfaqueado terrivelmente isso não foi nada comparado com ter que ver a esposa sofrer ainda mais com sua doença. O esforço dela para viver com a doença é sofrido faz um bom tempo, e finalmente ela consegue morrer, e o que é mais tocante, com a ajuda de Jack. Mas antes de tudo isso, Jack também esnoba Chilton, mesmo sendo um coitado sem amigos, é bom que Chilton esteja aí para falar com clareza o que eles estão fazendo, ele cria o debate na cabeça de todos sobre o que fazer a seguir (de certa forma), mesmo que o objetivo dele seja que alguém prenda Hannibal em seu Hospital para que ele possa capitalizar em cima da história.

O bilhete que Hannibal deixa no velório de Bella talvez seja o que Jack precisava para decidir ir atrás dele, ou pelo que entendemos no episódio passado, salvar Will de se juntar a ele. O bilhete contém um poema que, ao meu ver é usado para instigar Jack, mas também podemos dizer que foi um gesto gentil de Hannibal, que conhecia Bella e sentiu-se triste pela morte dela. Cada um escolhe o que quer entender das ações de Hannibal, se fosse nos filmes/livros, eu estaria inclinada a achar que ele estava apenas sendo malicioso, porém na série temos muita alusão ao lado sentimental de Hannibal, mesmo ele sendo a pessoa mais calculista da série.

Mason mostra mais de sua personalidade afável enquanto conversa com seu massagista/matador, é sempre uma beleza ver o personagem e sinto que n~~ao perdemos muito com a troca de ator. É sempre uma pena, claro, que aconteçam recasts, mas a série já foi cancelada mesmo essa mudança é a menor das nossas preocupações. A cena da cirurgia no rosto dele é muito boa, mas senti que foi só algo incluído para não deixar de ter uma cena que cause náuseas aos espectadores. Não que eu ache ruim, continue assim. 

Finalizando o episódio temos uma cena um tanto confusa, com Will zarpando com seu barco enquanto Alana e Jack falam sobre o que ele vai fazer, imagino que ele saindo no barco seja uma metáfora de que ele decidiu ir atrás de Hannibal, conhecer novos mares ou coisa assim. Já que ele não deve ter ido, literalmente de barco.

De qualquer forma, esse foi um ótimo episódio e ainda choro as dores do cancelamento. Só espero que agora com todos as histórias contadas podemos ter algum progresso na prisão de Hannibal. Senti falta de ver Bedelia e Hannibal, mas fora isso o episódio foi excelente, até agora a série só tem melhorado, mesmo que a audiência só tenha caído. Uma pena ver como o público americano rejeita uma série tão bem feita como essa.


Contorno (S03E05)

Sinopse:

Jack e o inspetor Pazzi procuram pistas que irão aproximá-los de Hannibal, mas a promessa de riquezas oferecidas por Mason Verger ameaça a busca de Pazzi pela redenção. Enquanto isso, Will e Chiyoh viajam juntos para Florença, mas com objetivos diferentes.

Mas que maravilha que foi esse episódio, cada cena melhor que a outra culminando num final espetacular. Mesmo num ritmo lento a temporada está muito bem estruturada, e com esse episódio finalmente Hannibal é encurralado, e nos apenas temos que sentar a aproveitar a viagem. Tudo está se unindo contra Hannibal, e mesmo que lentamente já podemos sentir o gosto da prisão dele.

Começamos com Chiyo contando um pouco de como era sua relação com Hannibal, como eu disse antes ela tem relação com Lady Murasaki, tia de Hannibal. Os dois cresceram juntos e Hannibal muito provavelmente ainda tem muita influencia sobre ela, ainda mais porque ela pareceu querer ajudar Will rápido demais. Mas como sempre Will é uma pessoa que acredita fácil demais nos outros e mais ao fim do episódio vemos que Chiyo não está tão disposta assim a ajuda-lo. Ela provavelmente deve nutrir sentimentos vingativos por Hannibal, mas deve querer mata-lo ela mesma; ela pode querer se juntar a ele e ajuda-lo, mas acho que essa serie um caminho bem sem graça para a história.

Em Florença, Bedelia e Hannibal continuam na sua convivência intima e estranha, existe uma beleza em ver os dois juntos, cada dialogo que eles trocam é cheio de significado. Ainda é difícil entender o que Bedelia quer ainda estando com Hannibal, mas espero que quando finalmente ela decida tirar a máscara seja algo, bem foda. 

Jack e Pazzi estão cada vez mais amigos, os dois tem muito em comum e conseguem enxergar o caso de maneira parecida, enquanto Jack ajuda Pazzi a traçar o perfil psicológico de Hannibal para que ele possa captura-lo. Não adiciona muito na história uma cena familiar como essa, imagino que seja somente um modo de nos conectar com o personagem antes que Hannibal o mate (já que isso iria acontecer de qualquer maneira).

Saindo da Europa, temos Alana ainda ajudando Mason em sua caçada a Hannibal, temos nessa primeira cena uma das melhores frases que Mason já disse nessa série (“Spitters are quitters, and you don’t strike me as a quitter.”), o que não é pouco. Até os dois, que estão bem longe de Florença já sabem onde Hannibal está, graças as pistas que Bedelia deixou, e mesmo assim ninguém ainda se mexeu para captura-lo. Imagno que a vagarosidade se deva ao fato de que Hannibal é arisco e fugiria assim que sentisse que alguém o achou, porém Hannibal quer ser achado, ele quer ter o embate novamente, talvez não com todos os que feriu, mas com Will com certeza.

De volta ao trem, com Will e Chiyo, os dois continuam conversando, é estranho demais esse papo do Will de que os dois, ele e Hannibal, estavam experimentando, no sentido de que a relação que os dois tiveram era algo que os dois queriam e não uma relação unilateral onde Hannibal o manipulou do começo ao fim. Ou Will ainda continua querendo que todos pensem que ele está do lado de Hannibal para conseguir prendê-lo ou o personagem ficou doido de vez. De qualquer forma, ele tem mais um de seus sonhos surtados que o avisam sobre algo estranho com Chiyo, apenas para acordar e acabar sendo traído por ela. Devo dizer que jogar ele do trem é, no mínimo, bizarro, foi muito inesperado, mas claro que ela não iria confiar em Will por muito tempo (pelo menos ele consegue uns beijinhos antes).

Voltando a Florença, Pazzi vai atrás de Hannibal e descobre que ele é o Il Mostro de anos atrás, o diálogo é ótimo como sempre e a metáfora da história da família Pazzi é ótima, com o ancestral de Pazzi tendo traído o rei e Pazzi fazendo o mesmo com a polícia quando tenta vender a informação para Mason. Temos que amar os detalhes sutis (nem tanto assim) da série. Hannibal e Bedelia conversam sobre a aproximação de Pazzi, ele tem tudo sobre controle, aparentemente, já que sabe que Pazzi vai tentar ficar com a recompensa que Mason oferece ao invés de avisar a polícia.

Pazzi conversa com Mason, e extremo como ele é faz com que Pazzi tenha que arrumar provas de que Hannibal está realmente lá, o que muito claramente fará com que Hannibal saiba que ele estaria o perseguindo, e resultaria em sua morte. Mas a ganancia vai longe, e com a trilha sonora perfeita, Hannibal mata Pazzi do mesmo jeito que seu ancestral foi morto, muito poético, essa também é a mesma morte que acontece no filme Hannibal, enquanto ele está fugido em Florença. Gosto muito como a série mistura as histórias de forma tão simples, há homenagens aos filmes e livros espalhados pela série, fazendo com que a série tenha sempre a mesma alma dos filmes/livros. A cena é incrível, o dialogo entre Hannibal e Alana é ótimo e finaliza ainda melhor com o “bowels in or bowels out?”(entranhas para dentro ou para fora?), e então o corta e joga da janela. Claro que não existe maneira alguma de ele sair sem ser suspeito depois dessa, mesmo que Jack não tivesse aparecido bem nesse momento e visto Hannibal.

A cena de luta entre Hannibal e Jack é com certeza a melhor até agora nessa temporada, bem diferente da cena do final da temporada passada essa quem se dá bem é Jack, que com certeza tem muita mágoa guardada. Nenhum dos jogos mentais de Hannibal funciona enquanto ele espera pela investida de Jack, que chega e o joga direto em algo que parece ser muito antigo, e vemos Hannibal ser espancado ao som da música clássica. Lindo. Melhor ainda é ele mancando para longe de Jack, que o deixa viver.

E assim o episódio termina, incrivelmente foda. A série está chegando ao fim do primeiro arco quando Hannibal deve ser preso, temos mais dois episódios já que no oitavo se dará início ao arco do Dragão Vermelho que é esperado a bastante tempo (bastaaaaaaaaante). Só posso dizer que o episódio foi incrível, tirando as cenas do Will tudo está ótimo e indo num ritmo muito razoável.


Promo do próximo episódio:


TAG

nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Review | Hannibal - Aperitivo (S03E04) e Contorno (S03E05)