MENU
BREAKING NEWS
Search

Resenha - Quem é Você, Alasca?

Título: Quem é Você, Alasca?
Título Original: Looking For Alaska
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fonts
Ano: 2010
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


Eu conheci o John Green com o sucesso que foi seu livro “A Culpa é das Estrelas” no Brasil. Li o livro e gostei bastante, mas não fiquei tão encantado quanto a maioria ficou. Já tinha visto muito daquele romance que podemos chamar de “trágico” em outros livros, porém o diferencial de John Green é a sua capacidade de proporcionar a apatia com o personagem como vi poucos escritores conseguirem até hoje.

John Green faz um coisa inédita e proporciona uma ótima leitura, que é justamente por sua capacidade nos fazer sentir o que o personagem sente. Com sua escrita bastante simples mas que consegue não ser coloquial demais, ele nos conduz pelas suas histórias, nos fazendo sofrer, e chorar, e rir, como sempre.
Em Quem é Você Alasca? somos apresentados ao jovem Miles, garoto introspectivo e sem amigos, com vários problemas na família, que se muda para um internato.

John Green sempre trás características únicas para seus personagens. No caso de Miles, seu hobby é ler biografias e memorizar últimas palavras de pessoas importantes. Assim, sua frase favorita é a de um escritor francês chamado Fracois Rabelais, que foi a seguinte:
“Vou em busca do grande talvez”.
E com essa frase, Miles resolve ir para o novo colégio a procura do “Grande Talvez”. Lá, ele conhece Alasca, uma garota nada convencional que vai mudar sua vida para sempre.
Miles também faz rapidamente uma amizade com Chip, que prefere ser chamado de Coronel, que já conhecia Alasca.

Esse livro torna-se diferente de A Culpa é Das Estrelas por ter personagens totalmente diferentes e bem mais construídos. A peculiar Alasca oscila entre sua amável e detestável personalidade, e creio que era isso que John Green queria passar da personagem. Sua total imprevisibilidade e humor fazem da garota uma coisa inédita, e divide opiniões: você pode detestá-la, e você pode amá-la. Ou, eu entenderia completamente, você pode não ter uma opinião formada sobre ela.

Porém, um fato não muito bom, é que John Green se torna um pouco repetitivo desenvolvendo a mesma fórmula de história em A Culpa é Das Estrelas (ele escreveu Quem é Você, Alasca? depois de A Culpa é Das Estrelas, porém como li o segundo antes, e acabei notando a repetição de algumas coisas na história).
Quem é Você Alasca? não é um livro agitado, ou com muitos acontecimentos. É um livro bem filosófico de um modo mais leve. Faz você repensar alguns fatos, seja sobre religião, mundo, rever alguns conceitos, porém não de um jeito autoritário. É legal esse lado do John Green, de apenas lançar uma frase e fazer você pensar por si só, não impondo uma opinião que não te dê escapatória ou liberdade para pensar sobre.

Mas não vá ler esperando grandes feitos. Se você já leu algum livro do John Green, vai perceber que o autor não tem finais definitivos. Em sua maioria, são bastante vagos, o que faz com o que o público fique um pouco chateado.

Para mim, John Green se perde um pouco em sua escrita sendo extremamente vago. Acho que ele se confunde um pouco em ser minimalista, e se torna ocultista, vago demais, e faz com que seus livros passem a sensação de não terem conteúdo.

De todo, é uma ótima leitura e entretenimento, porém sem grandes feitos ou um livro que irá mudar sua vida, marcar. Mas vale a pena ler, especialmente se você for estiver numa fase entre 15-18 anos. Poucos autores sabem se comunicar com jovens sem subestimá-los como John Green consegue fazer.


TAG

nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.