BREAKING NEWS
Search

Especial: Closer - Perto Demais

Closer

Postado por Yuri Hollanda

O Estante Nerd abriu um novo Editorial. Agora, toda semana nós postaremos um ESPECIAL. Pode ser um Filme/Livro/Série ou qualquer outra coisa que algum dos NERDS do blog queiram compartilhar com vocês.

A primeira postagem é minha, e eu falarei sobre um filme que, na minha opinião, é simplesmente uma obra-prima. Espetacular. Incrível. Não consigo achar adjetivos melhores para Closer – Perto Demais. Tenho certeza que muita gente já o viu, e essas pessoas ou amaram, ou odiaram. Porque Closer é aquele tipo de filme que se divide em dois extremos de opiniões. Ou você ama, ou você odeia. Muita gente odeia. Mas muita, muita gente ama. E eu sou uma dessas pessoas.

O filme conta a história de quatro pessoas: Anna, interpretada por Julia Roberts, Dan, interpretado por Jude Law, Alice que é interpretada pela brilhante e magnífica Natalie Portman, e Larry, vivido por Clive Owen. Esses quatro vivem uma história de amor, que começa sendo dois casais, e depois transforma-se num quadrado amoroso e os quatro acabam sendo interligados em uma só história.

Os Quatro

Dos quatro atores, dois receberam indicações ao Oscar de 2005. Natalie Portman e Clive Owen, por Melhores Atores Coadjuvantes. Não entendo a categoria das indicações, já que os quatro são os principais do filme, e Natalie e Clive são os que mais tem cenas. Mas acho que a academia priorizou os nomes de Julia Roberts e Jude Law. Lembrando que Natalie não era tão privilegiada na época, talvez por isso não tenha ganhado. (Na época, perdeu para Cate Blanchett). 

Aliás, nenhum dos dois levou a estatueta. Clive Owen perdeu para Morgan Freeman. E Closer não foi indicado a mais nenhuma categoria da Academia. Porém, o filme levou Dois Globos de Ouro. As indicações foram a mesma do Oscar: Melhor atriz Coadjuvante para Natalie Portman, e melhor ator coadjuvante para Clive Owen. Ambos ganharam. Mais do que merecido.

Oscar - Closer

Devo dizer que na minha concepção, Closer é o filme mais sincero sobre relacionamentos que até hoje tive o prazer de assistir. Sou extremamente fã desse filme. E muita gente o subestima por achar que é o do Woody Allen! O filme NÃO É do Woody Allen. Allen é apenas produtor. O filme, na verdade, é dirigido e roteirizado por Mike Nichols, que dirigiu também “A Primeira Noite de um Homem”, e a série “Angels in America”. (Lembrando que não tenho NADA contra o Woody Allen. Eu adoro os filmes dele, mas só esclarecendo essa informação, pro pessoal que subestiam Closer).

O Filme tem umas passagens filosóficas, como qualquer coisa que tenha o dedo do Woody Allen. São frases maravilhosas, a maioria dita por Natalie Portman, interpretadas magnificamente. Frases como “Porque você não deixa eu te amar?”, “Nunca ninguém irá amar você como eu amo”, “Todo mundo ama uma grande e gorda mentira”, podem ser vistas no filme.

- Sobre o que você estava tão triste? - Vida.

- Sobre o que você estava tão triste?
- Vida.

Diálogos são o ponto alto de Closer. Eles são incríveis. Ditos com paixão, você consegue sentir o ódio, a felicidade, a sinceridade das palavras. Atuações incríveis, dos quatro. Cenas como a clássica da boate, contracenada por Clive Owen e Natalie Portman, onde a personagem de Portman, Alice, e o de Owen, Larry, conversam sobre seus namorados (Dan, e Anna) que os traíram. É uma cena incrível, uma das minhas favoritas.

Alice volta para a boate de stripe tease, depois de alguns acontecimentos no filme (não contarei, para não estragar a surpresa), e encontra Larry lá. Ele reconhece ela, claro, mas ela finge não o conhecer. Toma uma personalidade irônica, e safada. Tem umas linhas e cenas que você fica de boca aberta. Como Natalie Portman abaixando até o chão, a expressão do personagem homem das cavernas de Owen, ele pedindo para ela abrir as pernas... incrível! É tudo incrível nessa cena.

377777-nataliecloser3

Outra cena de diálogo incrível é a de Julia Roberts e Clive Owen. Ele volta de viagem, e percebe que ela o traiu com Dan. Claro, como sendo um homem das cavernas, ele age agressivamente. Não a agride, mas grita muito, pede informações um tanto quanto perturbadoras (o local onde eles fizeram sexo, se ela gostou, que posição...). Tem linhas de falas incríveis, e Julia Roberts atua muito bem. Os dois, os quatro! Jude Law também tem cenas incríveis. As discussões de Dan e Alice são as melhores. Uma em particular, me deixa extasiado só em ver. É perto do final esplêndido do filme, e os dois tem uma discussão de cair o queixo.

tumblr_m801j9Zvsb1r1kqnho1_500


Pro final, deixei a abertura do filme. É uma das melhores aberturas que eu já vi! Embalada pela incrível “I Can’t Take My Eyes Off Of You”, de Damian Rice. É uma cena incrível de linda, o momento em que os olhos de Alice e Dan se encontram pela primeira vez. E ela faz um paralelo com a última cena do filme. Essa é a cena que Alice fala uma das frases mais famosas do cinema. Com certeza você já a ouviu em algum lugar, em algum outro filme, série, etc. Deixo vocês com esse gif maravilhoso. Até o próximo DA SEMANA.

Olá, estranho.
 Olá, estranho.



nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Especial: Closer - Perto Demais