Resenha | Legend (Legend - Livro 1)
By João
2/06/2014 10:40:00 PM
Legend ,
Marie Lu ,
resenha
Título: Legend Título Original: Legend Autor(a): Marie Lu Editora: Prumo Ano: 2012 Páginas: 256 Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.
A história de Legend se passa em um futuro distópico onde os Estados Unidos estão divididos em duas partes: República e Colônia, que vivem em constante guerra. June tem quinze anos, é um prodígio no campo militar e queridinha da República. Day, também com quinze anos, é o criminoso mais procurado do país, apesar de “cometer crimes” por uma causa nobre. Ele vive sempre fugindo e não mede esforços para cuidar de sua família, que vive na zona pobre da cidade atingida por uma praga. E é devido a essa praga que o impossível acontece: as vidas de Day e June se cruzam.
Esse livro me surpreendeu muito. Confesso que, mesmo se tratando de uma distopia, eu não me interessei muito pelo livro quando li a sinopse. Mas, após ver vários youtubers falando maravilhas desta trilogia, eu resolvi dar uma chance. E não me arrependo.
A história é contada pelos pontos de vista de Day e June e é repleta de ação, dando ao livro um ritmo excelente. A estrutura do livro ficou ótima. A autora soube a hora certa de trocar de ponto de vista e também foi cuidadosa ao escolher os momentos em que algumas reviravoltas aconteceram. A autora também não entregou tudo de bandeja nesse volume, como por exemplo, mais detalhes sobre a formação da República e outras coisas que eu não posso comentar pois são spoilers da trama. Creio que esses pontos serão explorados nos próximos livros da trilogia.
Legend conseguiu iniciar a história e apresentar o leitor ao mundo criado pela autora de uma forma não entediante, deixando no ar várias perguntas que serão respondidas ao longo da trilogia. O livro já começa com ação, diferente de outros em que nada acontece enquanto o leitor é situado na história.
Fica aí uma dica de uma distopia bem escrita e bastante interessante. Mal posso esperar para ler o segundo volume da série, Prodigy. O terceiro e último volume, Champion, ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.