BREAKING NEWS
Search

Resenha – As Crônicas de Gelo e Fogo: A Dança Dos Dragões – Livro 5

A Dança Dos DragõesTítulo: A Dança dos Dragões
Título Original: A Dance With Dragons
Autor(a): George R. R. Martin
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 872
Sinopse: O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?

Postado Por: Yuri Hollanda
Após uma calmaria irritante no volume anterior, George Martin trás na quinta história das suas Crônicas de Gelo e Fogo a preparação do terreno para o imprevisível fim. E posso dizer com toda a satisfação do mundo: a preparação é feita da forma mais incrível que alguém possa fazer. O que Festim Dos Corvos teve de calmo, Dança Dos Dragões tem de ativo.

Sem muitas revelações, esse volume trás a história paralela com seu volume anterior, do outro lado do continente de Westeros, onde temos o foco em Daenerys, Tyrion, Jon Snow e Theon Greyjoy (que após ser torturado, teve que ser forçado a mudar de nome para Fedor).
Confesso que, apesar de não gostar da Daenerys, ela tem os melhores capítulos desse volume. George Martin narra a história da mãe dos dragões lutando para conseguir chegar em Porto Real. Ele joga várias informações de uma vez: Drogon, o maior dos três dragões está desaparecido, matando gente por onde vai, e um menor grupo das cidades que Daenerys conquistou está, supostamente, querendo que os outros se revoltem contra ela levando ossos à rainha e dizendo que foi Drogon quem matou. Daenerys acredita nisso, claro, mas fica preocupada, ela não sabe o paradeiro de Drogon.
Em determinado momento Drogon retorna, e tenho que dizer: o capítulo do retorno só perde para os acontecimentos do Casamento Vermelho. É incrível.

Tyrion tem sua história narrada a maior parte em um navio. Há ataques, batalhas, diálogos incríveis, e frases incríveis. Momentos cômicos, como sempre, porém em maior parte trágicos. Há um cliffhanger com Tyrion, preparem-se.

Jon Snow tem os capítulos mais vagarosos do volume. Confesso, me dava imensa vontade de abandonar o livro em capítulos do Jon. Mas, como todos os capítulos nessa série, este era necessário. Jon tem, talvez, o seguimento de capítulos mais importantes para a história, embora os acontecimentos demorem a acontecer, acontecem. E são importantes, chocantes. Personagens antigos retornam, e desencadeiam uma série de acontecimentos que te deixam de cabeça quebrada quase literalmente tentando imaginar o que ainda está por vir.

Theon Greyjoy, juntamente com Daenerys Targaryen trás os melhores capítulos do quinto livro da série. GRANDES acontecimentos acontecem com a vida de Theon. Ele talvez seja o personagem com mais reviravoltas da série.

Em determinado momento, George Martin junta a série novamente, e temos capítulos da Cersei, Jaime e Arya.
Cersei é punida, Jaime é atraído para uma armadilha por uma pessoa, surpreendentemente inesperada, e Arya é dona de GRANDES acontecimentos.

Mais uma vez George Martin impressiona com a qualidade de sua escrita e de sua saga mais ambiciosa. E ele, como de praxe, deixa a pergunta: Qual é o destino de Westeros? Os cercos estão se fechando, Fogo e Gelo estão se juntando, Norte e Sul estão caminhando para uma batalha eminente, enquanto Daenerys Targarien caminha por vingança, e os White Walkers caminham movidos à raiva.
Reinos estão sendo destruídos, e personagens estão sendo mortos. E o epílogo do livro deixa bem claro: Vingança está por vir. Tema seu passado, e o que você fez nele.
Toda ação, tem uma reação. E no jogo dos tronos, as reações não costumam ser piedosas.



nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.


0 thoughts on “Resenha – As Crônicas de Gelo e Fogo: A Dança Dos Dragões – Livro 5