Hoje, 4 de maio, é um dia muito importante para os fãs de cultura pop. Nesse dia é celebrado o Star Wars' Day, data feita para homenagear essa saga tão importante para a indústria cinematográfica e que marcou a vida de muitos geeks/nerds. Por isso, nós do Estante Nerd resolvemos deixar nossa homenagem à saga, fazendo assim um resumo do legado das duas trilogias.
A ANTIGA TRILOGIA
Como muitos já sabem, a saga Star Wars é dividida em duas trilogias: a antiga (lançada entre as décadas de 70 e 80) e a nova (lançada entre a década de 90 e nos anos 2000). Fazendo jus à ordem de lançamento, começaremos falando da antiga trilogia.
Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977) No primeiro capítulo da trilogia original, conhecemos o protagonista, Luke Skywalker (Mark Hamill), nativo do planeta Tatooine. O garoto sonha em se tornar um mestre Jedi (o termo "Jedi" se refere aos guardiões da paz e da justiça dentro do universo mostrado na trama). Depois de desvendar uma mensagem da Princesa Leia Organa (Carrie Fisher), que está mantida refém do terrível vilão Darth Vader (voz de James Earl Jones) Luke resolve embarcar em uma jornada ao lado de Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew), C-3PO e R2-D2 com o objetivo de resgatar a Princesa e destruir o Império. Destaques para os efeitos especiais que revolucionaram o gênero ficção na época, além da trilha de John Williams, que mais tarde se tornaria um marco do cinema.
Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980) Já na segunda parte da trilogia, Luke precisa se tornar um mestre Jedi para que seu duelo com Darth Vader possa ser realizado. Para isso, vai até Mestre Yoda (voz de Frank Oz), que lhe ensina tudo o que é necessário para Luke ter domínio e conhecimento sobre a Força. Enquanto isso, Han Solo, Leia, C-3PO, R2-D2 e Chewbacca tornam-se reféns de Darth Vader, que os usa para atrair Luke. É neste filme que temos a frase icônica e que começaria uma reviravolta tanto dentro da saga quanto na história do cinema: Luke, eu sou seu pai!
Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983) Em seu último capítulo, a saga Star Wars se encerra com o confronto final entre Luke e Darth Vader. Luke precisa combater o Império, e para isso, precisa também eliminar seu pai. No entanto, como isso é uma missão difícil para Luke, este tem a ideia de trazer seu pai para o bem, eliminando-o do lado negro da força. Para tal ato ser realizado, é necessário que Luke enfrente o Imperador Darth Sidious (Ian McDiarmid), responsável por converter Anakin Skywalker em Darth Vader.
A NOVA TRILOGIA
George Lucas, diretor e roteirista da saga, afirmou que preferiu contar sua história de trás para frente, já que na época era difícil garantir tantos recursos que resultassem em grandes efeitos especiais. Portanto, a nova trilogia é focada em Anakin Skywalker (Jake Lloyd/Hayden Christensen), narrando sua fase Jedi até chegar no momento em que passa para o lado negro, se transformando no temível Darth Vader.
Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999) Este é o primeiro filme da saga se considerarmos a ordem cronológica. Aqui, conhecemos Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Ao visitarem o planeta Tatooine, conhecem o jovem Anakin Skywalker (Jake Lloyd). Qui-Gon observa um grande talento no garoto, o que o leva a concluir que ele leva jeito para se tornar Jedi. Porém, o conselho Jedi possui certas dúvidas acerca do garoto, revelando que a Força não se manifesta conscientemente em Anakin.
Episódio II - O Ataque dos Clones (2002) Aqui já vemos um Anakin crescido, interpretado por Hayden Christensen. Em sua adolescência, Anakin encontra-se revoltado por esconder sua relação afetiva com Padmé (Natalie Portman), e por seguir ordens do conselho Jedi. Como o próprio título sugere, um exército de clones descobertos por Obi-Wan surge para combater os androides liderados pelo Lorde Dookan (Christopher Lee), o que gera uma perigosa batalha intergalática.
Episódio III - A Vingança dos Sith (2005) É aqui que ocorre a polêmica transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Manipulado pelo Senador Palpatine/Darth Sidious, Anakin é convertido para o lado negro da Força, já que é totalmente contra às normas impostas pelos Jedi. É válido citar a incrível cena da luta de Anakin e Obi-Wan, que mostra o auge da rebeldia de Anakin.
O QUE VEM POR AÍ
Com estreia marcada para dezembro deste ano, Star Wars VII - O Despertar da Força dará continuidade à franquia depois da trilogia de Luke. Ao que tudo indica, os protagonistas serão os filhos de Luke, Leia e Han Solo. O filme também conta com a presença de novos integrantes ao elenco, como Andy Serkis, Oscar Isaac, Lupita Nyong'o, Adam Driver, entre outros; além da saída de George Lucas na direção, e com a entrada de J.J. Abrams, responsável também pela franquia Star Trek.
0 thoughts on “Especial - Star Wars”