
REVIEW: Penny Dreadful – Night Work: S01E01
By João 4/30/2014 08:39:00 PM Penny Dreadful 0 Comments
Sinopse:
Ethan Chandler, Vanessa Ives e Sir Malcolm vivem nos cantos obscuros da Londres vitoriana, lutando contra seres sobrenaturais. Para isso, contam com a inusitada ajuda de um dos grandes ícones do terror.
Aproveitando a grande leva de obras de terror na televisão que tem acontecido nos últimos três anos, tendo American Horror Story como carro-chefe, a Showtime resolveu lançar sua versão de terror.
Eu, como grande fã da Showtime (apesar da maioria não gostar muito do canal por sua incrível capacidade de estragar séries boas a longo prazo), fui conferir um dos pilotos que estava mais ansioso nessa Mid Season. Acabou que Penny Dreadful supriu todas as minhas expectativas, e olha, digo sem pestanejar... não eram baixas, nem poucas.
Só pelos trailers e sinopse você vê que a proposta de Penny Dreadful é resgatar o clima e o tema dos primeiros contos de terror, como Drácula, Frankenstein, Dorian Gray, Jack, o Estripador, unir todos esses personagens e criar uma história só. Vou tomar cuidado na seguinte comparação, mas Penny Dreadful é como se fosse uma Once Upon a Time (série da ABC), mas com personagens lendários do terror (lembrando que essa comparação é apenas sobre a base das duas séries, nada com suas qualidades, que são totalmente opostas). Ironicamente, os três personagens principais foram criados especialmente para a série (eu, pelo menos, não associei eles a nenhum conto literário).
Sendo assim, o piloto segue Vanessa Ives, Ethan Chandler e Sir Malcom na caçada pela filha do último que sumiu misteriosamente, mas da forma como Jack (estripador) deixa seus corpos. Esse personagem não apareceu, mas a série dá dicas de quem ele possa ser. Aposto minhas fichas no mordomo negro, que aparece muito pouco, mas tem o chapéu característico do personagem, e nos materiais promocionais é fotografado segurando uma faca ensaguentada. Mas chega de teorias, vamos aos fatos.
A cena que abre a série é incrível. Constrói um suspense em poucos segundos, mostrando a mulher caminhando na casa que tem aquele clima clichê de sombria, mas se assustar é quase inevitável. Enquanto ela está no banheiro, é raptada (não sei se a palavra certa é essa, porque, na verdade, a mulher é arrancada do cômodo), e mais tarde encontrada estripada em casa, com o corpo da filha, que entrou no banheiro logo em seguida .
Depois temos uma cena bem forte e enigmática de Vanessa Ives, personagem interpretada pela extraordinária Eva Green, onde ela reza, ajoelhada no chão, de uma maneira bem fervorosa, o que nos dá a impressão de ser uma personagem bem religiosa, apesar desse lado não ser muito explorado. O que acontece na cena é que insetos, mais especificamente, aranhas, começam a surgir de trás da cruz pendurada na parede, descendo pelos cabelos dela e contornado sua nuca.
Achei o personagem do Malcom pouco interessante, mas confesso que a história dele ser o principal do trio (pelo menos a impressão que eu tenho, é que ele tem uma certa autoridade em Vanessa, como uma figura autoritária), e comandar esse grupo em busca da sua filha desaparecida (que ele suspeita ter sido raptada por vampiros), me despertou a atenção e fez com que eu realmente gostasse do piloto. A química entre os três funciona perfeitamente, sem falar que a série já abre um espaço para os shippers, que adoram torcer para um casal. Eu faço parte desse grupo, e confesso que foi um pouco difícil ignorar a tensão sexual entre Vanessa e Ethan, principalmente quando ele retirou a carta "The Lovers". Ethan é um personagem muitíssimo interessante, que aparece em um momento bem divertido (bastante claro, contrastando com a atmosfera sombria do episódio), se mostrando um pistoleiro nato, e tendo Vanessa como recruta para uma missão que é, obviamente, ajudar Malcom a encontrar sua filha.
Enfim, o episódio teve um ritmo ótimo, e, pelo menos para mim, passou voando. Adorei as sequências de ação, o clima, e principalmente, a proposta promissora de uma série que tem tudo para ser ótima. Mas isso, sinceramente, não foi novidade para mim. Showtime nunca decepciona em premieres, o que preocupa mesmo é o que ela vai fazer com essa obra daqui pra frente. A emissora costuma, infelizmente, fazer jus a sua reputação de estragar todas as séries que passam por ela (das que eu vi, não houveram exceções, seja a curto ou longo prazo). Vamos esperar para que com Penny Dreadful não aconteça isso, apesar de ter quase 100% de certeza que, pelo menos a primeira temporada, vai humilhar outras séries com a mesma proposta (cof, cof, American Horror Story, Salem, Dracula cof cof).

• Para os que estão em dúvidas, o episódio NÃO vazou. A própria Showtime liberou na internet.
• A abertura da série é GENIAL, e LINDA.
• Que medo desses vampiros
• Adorei o Victor =D
Trailer da Temporada:
TAG
Penny Dreadful
nanomag
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.