MENU
BREAKING NEWS
Search

Crítica | Homens, Mulheres & Filhos


Falta carisma nos personagens do novo filme de Reitman.



A nova obra de Jason Reitman, famoso por sua direção cult e por produzir e dirigir um dos maiores sucessos adolescentes já feitos, o filme "Juno" (No qual Ellen Page interpreta uma adolescente de 16 anos grávida), encontra esse ano em seu mais novo filme, "Homens, Mulheres & Filhos", uma forma de explorar conceitos mais adultos e profundos, afim de tocar um público mais maduro: a forma como a nossa vida sexual está, diretamente, na maioria das vezes, ligada a tecnologia.

Com um enfoco especial, mais uma vez, no público adolescente, a trama lida com várias histórias em uma pequena cidade estadunidense onde os personagens estão descobrindo, alguns enfrentando, e outros sendo torturados, por suas vidas sexuais. O filme inicia com uma narrativa extremamente desnecessária na voz de Emma Thompson, e já se torna um tanto enfadonho de início. 
O maior problema do longa é justamente esse: a necessidade de se explicar a todo momento.
O irônico, é que é um roteiro bastante simples. Pobre, eu diria.

Em meio ao seu estilo de dirigir bastante singular e de fácil reconhecimento por obras como Juno, Jovens Adultos e Amor sem Escalas, Reitman se perde, na verdade, com a falta de empatia e de carisma dos muitos personagens do longa. Atores conhecidos fazem presença a todo momento, como Jennifer Garner na pele de Patricia Beltmeyer, uma mãe totalmente neurótica com a vida da Filha, Brandy (interpretada por Kaitlyn Dever) e que rastreia as mensagens de textos, verifica as redes sociais, e todas as loucuras estereotipadas que, apesar de não ser totalmente inimaginável na vida real, não é o que vemos com tanta frequência. 
Adam Sandler, talvez pela primeira vez em uma papel dramático, mantém o mesmo nível de atuação de suas comédias besteirol: zero. O ator interpreta Don Truby, um pai de família que se encontra em um momento difícil em relação à sua esposa, Rachel Truby (Rosemarie DeWitt). O casal vive uma crise sexual, e ambos encontram uma saída para isso em um site de encontros online (mais uma das situações inimagináveis e clichês que o filme insiste em mostrar)
Ainda no núcleo adulto, está outro casal: Donna e Kent (intepretados por Judy Greer e Dean Norris, respectivamente), ambos divorciados e com problemas com seus filhos, que resolvem marcar um encontro durante uma reunião de pais a respeito da obsessão de seus filhos pela internet. Os dois são, talvez, os personagens mais normais do filme, e os que mais chegam perto de criar alguma empatia. 
Surpreendentemente, os filhos dos personagens de Greer e Norris são os destaques de Homens, Mulheres & Filhos.

Ansel Elgort na pele de Tim Mooney surpreende com uma atuação que certamente exigiu muito dele. É um personagem emotivo, triste, que vive em uma depressão social que estamos acostumados a ver em adolescentes. Mas que é vítima do roteiro, como todos os outros personagens.
Olivia Crocicchia interpreta Hannah Clint, a clichê estudante americana popular e patricinha. A personagem talvez fosse mais interessante se fosse desenvolvida, mas não é. Nada é desenvolvido na nova obra de Retiman, e o filme mostra tudo o que queria propôr nos primeiros 15 minutos.

A tentativa de mostrar uma história pesada, emocionante e, acredito, que fizesse o público se identificar com o filme se perde no desespero enorme de passar essa mensagem. São inúmeras situações que não se aplicam à vida real, e as comparações com os jogos que os adolescentes são fissurados, que aparecem no filme, simplesmente não funcionam porque a história é igualmente "fantasiosa". 

É uma pena que Retiman tenha sido infeliz ao não saber lidar com os sentimentos dos personagens. Ele conduz muito bem o tempo de cada um na tela, o nível de importância de cada um deles, mas simplesmente não consegue chegar no ponto inicial da proposta. 
Saindo da sessão, o que deixamos para trás é um filme que tentou ser profundo, mas não conseguiu por sua base, a história, as histórias... serem rasas demais.





nanomag

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus.